quarta-feira, 12 de abril de 2017

7 benefícios do treinamento funcional para gestantes




Quando a mulher descobre que está grávida, a principal mudança que ela já vislumbra é a do corpo. Além do crescimento da barriga, para acomodar o bebê em desenvolvimento, tem o aumento das mamas, do quadril, o ganho de gordura na região das coxas, costas e braços, sem falar do inchaço nos pés, pernas e mãos.

O ganho de peso e as alterações do corpo fazem com que a mulher tenha que se adaptar com o vestimento e os movimentos. O que antes era uma atividade normal, como virar na cama, levantar da cadeira ou até andar, precisa ser repensado, para o novo corpo.

E como gravidez não é sinônimo de inércia, os médicos indicam a realização de atividades físicas para gestantes que não apresentam riscos. Alguns profissionais liberam as gestantes desde o primeiro trimestre, outros preferem aguardar a chegada do segundo trimestre para recomendar a prática de atividades leves e com orientação adequada para a grávida.

Qual a melhor atividade física?

A melhor atividade física para gestante depende de cada mulher, se ela já tem histórico de fazer alguma atividade, o ideal é adaptar o treino para que ela possa fazer sem se cansar. Mas isso vale para as práticas que não geram grandes impactos como lutas e musculação pesada.

Para as futuras mamães que querem aproveitar a atividade física para conhecer melhor o seu novo corpo o indicado é a realização de um treino funcional para gestantes.

O que é treinamento funcional?

O treinamento funcional é uma prática física baseada em atividades comuns do ser humano, como caminhar, correr, puxar, agachar, girar, empurrar e pular. O treino funcional para gestantes deve ser feito de acordo com a capacidade física e respeitando as limitações da gravida.

Com os treinos a gestante ganha força, flexibilidade, condicionamento e resistência nas regiões que mais precisa, como quadril, pernas, braços, costa e aprimora o equilíbrio que altera de acordo com o crescimento da barriga e o ganho de peso.

Outra vantagem do treino funcional para gestante é a melhoria dos sistemas cardiovascular e respiratório. O profissional especializado ajuda a grávida a se concentrar na respiração e sentir como está o corpo durante e após cada sequência de movimentos.

Exercite o seu novo corpo

A prática de atividade física durante a gravidez precisa ter como foco o auto conhecimento do novo corpo que a mulher está ganhando e nas suas potencialidades e limitações.

Se preparar para o ganho de peso, o crescimento da barriga, o inchaço, as limitações para durmir e se movimentar é fundamental para que a mulher encare a gestação de maneira mais leve e prazerosa.

Então, independente de qual atividade física fazer, o ideal é que ela seja feita na companhia de um profissional competente que irá ajudar a gestante a se amar cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário