segunda-feira, 14 de março de 2016

Shantala: um toque de amor para o seu bebê

Neste sábado, 19/03, Oficina de Shantala aberta ao público no Nona Lua!


  
A Shantala é uma massagem específica para bebês baseada na medicina oriental. É um ritual de harmonia, ritmo, amor e ternura.
A principal função desta massagem é fortalecer a interação mãe e filho.
Dentro da barriga, a ligação do bebê com sua mãe é inegável. Juntos em um mesmo corpo! Após o nascimento, há um desligamento abrupto. O bebê se sente sozinho, perdido em um mundo estranho. Com esta sensação, vem o choro, o medo, a dor física e emocional. Tocar e massagear tranquiliza e ameniza os temores.
A Shantala pode ser utilizada para  acalmar ou estimular.  O toque da shantala proporciona um estímulo físico que desencadeia um reflexo nervoso com efeitos terapêuticos no corpo. Movimentos suaves e circulares acalmam e relaxam enquanto movimentos rápidos e com pressão estimulam.
É indicada para aliviar cólicas e contribuir para que o bebê tenha uma melhora na qualidade do sono (dois dos maiores temores das mães em relação aos cuidados com seus bebês). Quando recebem massagem, os bebês fortalecem  o sistema imunológico!
Os benefícios que a shantala proporciona são vários e todos de extrema importância para o desenvolvimento do bebê.
Você sabia que bebês que nascem de cesariana, não recebem a massagem e a estimulação de pele que ocorre durante o parto normal? A Shantala pode proporcionar o resgate desta perda.
Crianças que não amamentam no peito, devem ser massageados para receber o carinho que o aleitamento materno proporciona.  Como diria Frédérick  Leboyer, o médico que descobriu a shantala na Índia, a pele também precisa ser nutrida, assim como o ventre. A shantala é o alimento da pele do bebê!
Como  utilizar estas técnicas na prática?
Se o seu bebê está alimentado, aquecido e acolhido, mas mesmo assim, chora sem parar, experimente massageá-lo, utilizando os movimentos da shantala. Ele se acalmará, quase que imediatamente, ficando com o corpinho todo molinho. Caso ele não tenha dormido durante a massagem, finalize com um bom banho morno e depois, aproveite para relaxar e curtir um tempo livre. Sim!! Você terá um tempo só seu, já que seu filho ficará sob o efeito do seu toque e muito provavelmente, dormirá tranquilamente.

Seja uma multiplicadora de amor. Seu filho merece este carinho!


Marcia Benalia é comunicóloga, com pós-graduação em psicologia e maternidade, doula, consultora de amamentação e instrutora de shantala certificada pelo GAMA(Grupo de Apoio a Maternidade Ativa), consultora em aromaterapia para gestantes certificada pela Aromaflora , mãe de dois filhos e estudiosa dos benefícios que a natureza nos promove.

Nenhum comentário:

Postar um comentário