sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Yoga para Crianças - Por Cris Pitanga



Em um mundo agitado como o de hoje, as crianças estão cada dia mais recebendo uma carga de informações nas escolas e em suas casas, que têm contribuído a viverem, precocemente, um problema comum, até pouco tempo atrás, apenas no universo adulto: o stress. As crianças são hiper-estimuladas em jogos eletrônicos, programas de televisão, escolas altamente exigentes e, com isso, precisam de um apoio para restabelecer o simples e a harmonia dentro de si, devolvendo-lhes a confiança, a serenidade e a estabilidade emocional.
Além disso, a hatha-yoga possibilita às crianças uma maior consciência de seu corpo ao aprenderem as posturas – “asanas”, e esses movimentos ativam o fluxo de energia vital em todo o corpo, proporcionando-lhes um corpo mais saudável e um estado mental mais equilibrado. Como as crianças são normalmente muito ligadas à natureza, quando praticam Yoga, sentem-se felizes e motivadas, porque ao fazerem as posturas imitam os animais e os elementos da natureza.

Durante a prática dessas posturas que elas exercitam durante uma sessão de Yoga, elas podem relacionar a qualidade de cada animal ou elemento da natureza e trazer essa vivência para sua própria vida.Quando aprendem o ELEFANTINHO, fazem com o corpo uma linda dança, um movimento muito gostoso e relaxante que produz uma sensação interna de calma. A criança se sente tranquila como este animal.
Para a criança aliviar o cansaço físico e mental, aprendem o BONECO DE PANO ou a CEGONHA, que recarregam o corpo com energia e vitalidade. Um animal muito querido pelas crianças, que elas imitam com muita vontade e alegria, a TARTARUGA, que as ajudam a tomar uma grande consciência de seus corpos. Uma postura que relaxa e fortalece os músculos. A criança num movimento de recolhimento mergulha numa gostosa sensação de calma.
As crianças costumam reclamar de dores nas costas, imitando o GATO, elas se sentem aliviadas, além de ficarem mais flexíveis ao fazer um movimento tão comum na vida dos gatinhos, o espreguiçamento; assim, ao imitar o gato elas soltam e relaxam todo o corpo. Para estimular a memória, a concentração e o raciocínio, as crianças aprendem a imitar o COELHO e a VELA ficando cheias de energia, revigoradas para aprender coisas novas!
Muitas crianças sentem-se inseguras, mas no Yoga aprendem a imitar o movimento de uma COBRA quando vai dar um bote. Esse movimento visa despertar na criança uma sensação de determinação e confiança. Um movimento que toda a criança gosta é o BALANCINHO, deixando o corpo solto, balançando para lá e pra cá, como se fosse uma cadeira de balanço, que vai e vem. Esse exercício desperta na criança um sentimento de alegria que vai fluindo de seu coração.
Ao dobrar o corpo como uma FOLHA DOBRADA, a criança aprende a se concentrar no movimento de sua respiração. Então ela fica cada vez mais suave e tranquila, e o resultado é o relaxamento. A ideia é ajudá-la a perceber o quanto são saborosos esses momentos de quietude!
Toda criança pode se sentir como um leão, forte e corajosa. A postura do leão também ajuda as crianças, aliviando o cansaço, a agitação e o estresse. Quando terminam de fazer a postura do leão, as crianças sentem uma sensação de calma e serenidade.
Com o corpo firme na postura do PEIXE, a criança é convidada a se sentir flutuando. Além de fortalecer os músculos das costas essa postura aumenta sua capacidade respiratória, o que promove mais equilíbrio emocional.
Com os pés firmes no chão, como as raízes de uma ÁRVORE, as crianças aprendem a imitar diferentes tipos de árvores, o que possibilita desenvolverem mais equilíbrio físico e emocional.
Aprendendo a saudar o SOL, as crianças se revitalizam, permitindo que a energia vital se espalhe por todo seu corpo e sua mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário