domingo, 13 de janeiro de 2013

Programa Gestar & Bem-estar


Conheça o Programa Gestar & Bem-estar do Espaço Nona Lua



O Programa Gestar e Bem-estar é um programa especial para gestantes, combinando exercícios de postura, resistência, alongamento, respiração e relaxamento, a fim de uma gestação mais saudável, tendo seus benefícios na saúde geral da gestante e também do bebê. Pode ser feito desde o início da gestação até o último mês, pois é adaptado para as fases gestacionais e para condições e necessidades individuais de cada aluna, sendo um programa bem flexível e sem restrições. Também inclui a preparação para o parto e melhor recuperação no pós-parto.

As aulas são constituídas de: Alongamento, Exercícios de Resistência, Exercícios Posturais, Pilates, Yoga, Exercícios Funcionais, Relaxamento, Respiração e desenvolvimento da Consciência Corporal. Além dos benefícios na gestação, o programa desenvolvido por mim, Educadora Física especializada em gestantes, Perinatal e Doula é preparatório para o parto, com  exercícios específicos para o final da gestação, trabalho de parto e parto. Muita conversa e troca de experiências e Orientações específicas para cada fase. Preparo físico e emocional para o Parto e Pós-parto.

**As gestantes podem e devem iniciar o programa no início da gestação. Não é necessário esperar o término do 1o. trimestre, pois as atividades são adaptadas para cada fase gestacional. No início trabalhamos respiração, postura, alongamento e relaxamento, com exercícios especiais adequados para a gestação. **



O programa foi desenvolvido especialmente para melhorar a qualidade de vida na gestação através dos benefícios da atividade física e das terapias holísticas, de uma forma prazerosa e segura.  Foi desenvolvido com muito empenho profissional e carinho pessoal, principalmente após minha própria experiência e vivência dessa fase.

A gestação é um período muito peculiar e especial na vida da mulher. Muitas emoções estão por vir, e também muitas mudanças. O intuito é passar por tudo isso de uma forma mais tranquila e proveitosa, minimizando os efeitos negativos e incômodos que possam surgir, assim como estar aberta a novas possibilidades e experiências únicas.

Há diversos benefícios do programa na gestação:

Para a mãe: adaptar o corpo às mudanças posturais da gravidez, proporcionar relaxamento, bem –estar e saúde, equilibrar a musculatura através de fortalecimento e alongamento específicos, fortalecimento do assoalho pélvico para sustentar o útero e a bexiga de forma satisfatória, melhora da circulação sanguínea, evitar ganho excessivo de peso, prevenir pressão alta / diabetes, melhora da disposição e auto estima, alívio de dores lombares e nos membros inferiores, diminuição da incidência de câimbras, diminuir tensões e ansiedade, promover a preparação física e emocional para o parto, melhor recuperação no pós-parto.

Para o bebê:  é comprovado cientificamente que bebês de mães ativas mantém a frequência cardíaca mais baixa durante a gestação e beneficiam-se devido a melhor saúde materna no período gestacional. Além disso, pesquisas demonstraram que filhos de mães que praticam atividade física tem mais chance de serem ativos também.


CONSIDERAÇÕES SOBRE AS ALTERAÇÕES POSTURAIS ADAPTATIVAS DA GESTAÇÃO

No decorrer da gestação o corpo da mãe se prepara para acolher e promover  o desenvolvimento do bebê até o nascimento. A postura materna altera-se de forma natural para que o crescimento do bebê se adapte num pequeno espaço e se sinta da melhor forma possível. Essas adaptações ocorrem de forma lenta, mas progressiva, e em alguns casos, podem haver dores e desconfortos musculares.
Alterações posturais comuns na gravidez:
  • ·         A cabeça se projeta para a frente, o que chamamos de anteriorização da coluna cervical, podendo haver dor na região.
  • ·         Devido ao aumento do volume e o peso das mamas ocorre uma anteriorização dos ombros e assim acentua-se a curvatura da coluna torácica (gibosidade torácica).  Pode causar desconforto e interferir no bem-estar diário.
  • ·         A curvatura da região lombar se acentua devido à projeção do abdome para a frente e com o aumento do útero altera-se o centro de gravidade. Isso pode gerar bastante desconforto e dor. O peso e o volume uterino puxam a gestante para a frente, e em contrapartida,  ocorre o deslocamento do peso corporal para trás. Ao mesmo tempo, os músculos abdominais estão relaxados por isso não sustentam a postura, deixando a região dorsal e lombar sobrecarregas. A caminhada começa a ter um gingado e isso se traduz em dor nas costas.
  • ·         Para se adaptar a essas alterações os membros inferiores de afastam para dar maior estabilidade durante a marcha e os pés rodam para fora para melhorar a base de apoio da gestante.
  •        Quando ocorre o bom alinhamento da postura corporal, com glúteos bem posicionados, os músculos abdominais sustentam o fundo do útero e o peso uterino repousa sobre a pelve. O que justifica a importância do fortalecimento dos músculos vaginais e do períneo (independente do tipo de parto!), que fazem a sustentação dos órgãos pélvicos como útero, bexiga, ovários, trompas e intestinos.

O que fazer para melhorar os desconfortos causados por essas alterações na gestação?

Exercícios físicos e terapêuticos direcionados e específicos , dessa forma proporcionamos relaxamento aos músculos que se encontram tensionados e contraídos demais e fortalecimento aos músculos que estão enfraquecidos e serão mais solicitados ou sobrecarregados na gestação, assim como no parto e pós-parto.

Principais regiões a serem trabalhadas com Fortalecimento / Alongamento: coluna (cervical, torácica, dorsal e lombar), membros inferiores, adutores e assoalho pélvico.
Além do resultado físico causado pelos exercícios, as atividades direcionadas promovem aumento da consciência corporal, o que contribui efetivamente para uma melhor postura e relaxamento.

    
TERAPIAS HOLÍSTICAS

Minha forma de trabalho, holística, entende o ser humano como um todo. Ofereço formas de promover benefícios ou tratar desequilíbrios com atividades ou técnicas  complementares e através de uma maneira mais natural e menos invasiva. Associei ao programa meu conhecimento em Acupuntura, Massagens e Terapia Floral, que trazem resultados muito satisfatórios em diversos casos.

Acupuntura: para alívio de enjoos, náuseas, mal estar e vômitos, azia, indisposição, cansaço excessivo, ansiedade, problemas respiratórios, dores musculares, insônia. A partir do 8º.  Mês pode corrigir o posicionamento do bebê. Durante trabalho de parto pode ser uma opção de intervenção menos invasiva e com efeito bem positivo. No pós parto auxilia muito no equilíbrio emocional e auxílio à lactação, assim como possíveis tratamentos ao bebê de forma mais natural.

Massagem e Drenagem linfática: atuam no relaxamento, melhor circulação sanguínea, circulação e eliminação dos líquidos.

Terapia floral: muito efetiva no equilíbrio emocional e no tratamento das emoções em geral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário